domingo, 12 de maio de 2013

Nota de repúdio do Grêmio Estudantil para a presidente da APEOESP e Polícia Militar.


Esta nota refere-se ao ato da presidente da APEOESP e à ação da Polícia Militar  no dia 10 de Maio de 2013, após assembleia dos Professores sobre greve.

Os professores e manifestantes são tratados com
hostilidade pela PM.
Jovem, sem qualquer movimento além de levantar a garrafa
d'água, recebe golpe de cassetete.
O Grêmio Estudantil da Escola Professor Cid de Oliveira Leite, independentemente da posição da Coordenação e Diretoria desta Unidade Escolar, manifesta seu repúdio com o ato da Presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), que em desrespeito com a democracia e com a vontade popular, suspendeu o estado de greve da categoria, mesmo com a maioria dos professores votando por continuar à greve na assembleia; e consideramos catastrófica, desrespeitosa, repressora e despreparada a ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, referentes ao dia 10 de Maio de 2013, durante e após a assembleia dos professores, respectivamente.


 O episódio se deu da seguinte forma: os professores, na Assembleia realizada no Vão Livre do MASP (10/05/2013), votaram pela continuação da greve até que o Governo do Estado de São Paulo aceitasse as reivindicações dos profesores. A Presidente ignorou a opinião popular; ignorou a opinião dos professores e deu como suspensa a greve da categoria!
Com isso, a revolta da categoria se deu como completa, tendo violência generalizada por parte do Braço Armado, com alguns professores e manifestantes sendo até, covardemente e sem motivo aparente, levado golpes com cassetetes, incluindo mulheres, adolescente, idosos e gestantes (como notamos nas imagens do vídeo que segue abaixo).
Professor agoniza no chão após ser hostilizado.

Os professores ficaram indignados com o desrespeito da ação da Polícia Militar, sendo tratados como a PM costuma tratar aqueles que cometem delitos. Consideramos, mais uma vez, lamentável o ato da Polícia Militar, tendo como objetivo apenas a repressão.

Em referência ao episódio, também consideramos insuficiente a representatividade da Presidente Bebel com os professores, tendo, assim, qualquer movimento que exija a substituição da direção do Sindicato, o apoio iminente do Grêmio Estudantil da escola em questão.

Por maior respeito à opinião dos professores, maior preparação psicológica e maior consciência da Polícia Militar e todos os direitos dos professores assegurados: o Grêmio Estudantil do Cid está e estará presente!

____________________

Abaixo, um vídeo relatando o momento posterior à primeira agressão da PM com os manifestantes e professores; a revolta dos professores com a Presidente e com a repressão; e o segundo momento de agressões da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSE:

Jornal Vermelho à Esquerda:

Unidade Vermelha:

Blog do Ensino Médio da Escola Cid, atualizado pela Coordenação:

Blog da Escola Cid, atualizado pelos professores:

Blog da Escola Cid contra as drogas:

Blog atualizado pelos alunos da Escola Cid sobre Sustentabilidade: